Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Saúde

Suplementação: o que você realmente precisa saber sobre o Magnésio L-treonato

Mineral é fundamental para mais de 300 reações do organismo humano

Publicada em 21/10/2024 às 09:23h - 43 visualizações

por Revista Exílio - Terça Livre - Izabella Drummond


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Ilustração: Magnésio L-treonato  (Foto: Motagem Internet)

O magnésio L-treonato é um suplemento que pode aprimorar o funcionamento do organismo e, por isso, está se tornando cada vez mais conhecido no Brasil e no mundo. Ele participa de mais de 300 reações do nosso corpo.

O Brasil é um país no qual o solo é muito deficiente em magnésio. Somente por meio da alimentação nós não conseguimos alcançar os níveis suficientes desse mineral.

A suplementação é utilizada para garantir que o organismo vai receber uma quantidade diária adequada de magnésio. Assim, o corpo poderá utilizá-lo tranquilamente e funcionar bem.

O suplemento que combina magnésio com treonato, um derivado do ácido treônico, facilita a absorção do mineral pelo sistema nervoso central.

Segundo uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, o magnésio L-treonato se concentra no cérebro e, consequentemente, reconstrói as conexões neuronais e favorece a neuroplasticidade, a capacidade do órgão se manter flexível para o aprendizado, a função cognitiva, a memória.

A principal diferença do magnésio L-treonato para outras formas da substância é sua capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica. Ele consegue alcançar o cérebro de maneira muito mais eficaz. Seu uso é particularmente benéfico para a saúde mental. Outras formas de magnésio não possuem a mesma habilidade, tanto na absorção quanto na penetração no sistema nervoso central.

Este importante mineral contribui para melhorar a qualidade do sono, melhorar a memória, potencializar a absorção de vitamina D e diminuir a ansiedade, já que influencia a regulação do GABA, um neurotransmissor que ajuda a controlar o estresse.

O consumo diário pode variar entre 400 mg e 600 mg, e deve ser sempre avaliado por um nutricionista, considerando os níveis de magnésio no sangue e possíveis deficiências. Para garantir uma melhor absorção pelo organismo, é aconselhável dividir a dose em dois ou três momentos ao longo do dia.

O magnésio L-treonato é geralmente seguro nas dosagens apropriadas, mas algumas condições de saúde exigem monitoramento. Apesar de seus benefícios, o mineral pode apresentar interações com alguns medicamentos e suplementos, exigindo cuidados especiais ao ser incorporado à rotina.

O magnésio pode potencializar o efeito dos anti-hipertensivos, levando a uma queda excessiva da pressão arterial. Pessoas com doenças renais, cardíacas, que fazem uso de diuréticos, ou que sofrem de diarreia frequente ou síndrome do intestino irritável também precisam ser cautelosas.

------------

Izabella Drummond - Nutricionista Clínica (Crn: 9-26181);

Graduada pela universidade UNI-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte). Pós-graduada em Nutrição Clínica pela Universidade São Camilo. Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida. Atuante na área de nutrição clínica, hospitalar e gestão na área de nutrição.










Site ZY3
Visitas: 26234   Usuários Online: 26
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!