Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Kaza Stuff Creme dental
Mundo

França considerará estender proteção nuclear aos aliados europeus, afirma Macron

Macron disse que quer acreditar que os Estados Unidos "permanecerão ao nosso lado?"

Publicada em 06/03/2025 às 09:35h - 14 visualizações

por Epoch Times


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A França está aberta a estender a proteção de seu arsenal nuclear a seus aliados, disse o presidente francês Emmanuel Macron na quarta-feira, alertando que a Rússia é uma ameaça à segurança do continente com o apoio militar dos EUA não mais garantido.

Em um discurso televisionado para a nação antes de uma cúpula europeia especial na quinta-feira, Macron disse que havia decidido “abrir o debate estratégico sobre a proteção de nossos aliados no continente europeu por nossa dissuasão (nuclear)”.

“Nosso sistema de dissuasão nuclear nos protege: é completo, soberano e totalmente francês”, disse Macron. “Mas, respondendo ao apelo histórico do futuro chanceler alemão, decidi abrir o debate estratégico sobre a proteção de nossos aliados no continente europeu por meio de nossa dissuasão (nuclear)”.

O futuro chanceler alemão, Friedrich Merz, questionou se a OTAN permanecerá em sua “forma atual” até junho e defendeu conversas com a França e a Grã-Bretanha sobre a expansão de sua proteção nuclear.

Os países europeus estão se esforçando para aumentar os gastos com defesa e manter o apoio à Ucrânia depois que os Estados Unidos sinalizaram que pretendem reduzir o apoio militar na região e pressionaram as nações europeias a assumirem a responsabilidade de lidar com a ameaça da Rússia.

Macron disse que quer acreditar que os Estados Unidos “permanecerão ao nosso lado”, acrescentando que a Europa tinha que estar pronta se esse não fosse mais o caso. “Sei que vocês estão legitimamente preocupados com os eventos atuais, que estão perturbando a ordem mundial”, disse ele.

“Quer cheguemos à paz agora ou em um futuro um tanto distante, a Europa precisa ser capaz de se defender melhor e impedir outras formas de invasão”, acrescentou Macron. “Seja qual for o caso, precisamos nos armar mais, precisamos reforçar nossas posições de defesa, precisamos dissuadir e é por isso que defendemos a OTAN e nossa parceria com os Estados Unidos da América, mas precisamos de mais, precisamos reforçar nossas próprias capacidades de defesa e segurança”.

Macron disse que o futuro da Europa não precisa ser decidido em Washington ou Moscou e insistiu que “a inocência dos últimos 30 anos”, que se seguiu à queda do Muro de Berlim em 1989, acabou.

O presidente francês disse que a Rússia está agora gastando 40% de seu orçamento estatal com as forças armadas e planeja expandir seu exército até 2030 com 300.000 soldados adicionais, 3.000 tanques e 300 caças a jato.

“Diante dessa constatação, quem pode acreditar que a Rússia de hoje vai se deter na Ucrânia?”, perguntou Macron.

Os aliados devem garantir que a Rússia não invada a Ucrânia novamente após a assinatura de um possível acordo de paz, disse Macron. Isso significa fornecer “apoio de longo prazo ao exército ucraniano” e possivelmente enviar forças europeias, disse ele. Essas forças “não lutariam na linha de frente, mas estariam lá, ao contrário, depois que a paz fosse assinada, para garantir que ela fosse totalmente respeitada”, disse Macron.

De acordo com a Federação de Cientistas Americanos (FAS), os Estados Unidos e a Rússia possuem cerca de 88% do estoque total de armas nucleares do mundo.

A França e a Grã-Bretanha são as duas únicas potências nucleares da Europa. Estima-se que a França tenha 290 ogivas nucleares e a Grã-Bretanha 225, informou a FAS em seu relatório “Status das Forças Nucleares Mundiais” de 2024.

A dissuasão nuclear francesa é baseada no ar e no mar, com caças Rafale e submarinos nucleares capazes de atacar a qualquer momento, por instrução do presidente francês.

Os líderes da UE devem abordar a questão da dissuasão nuclear, juntamente com o apoio à Ucrânia e à defesa europeia durante a cúpula de quinta-feira em Bruxelas. O presidente dos EUA, Donald Trump, pressionou para que a Europa assumisse mais responsabilidade pela proteção do continente.

Macron também disse que esperava persuadir Trump a não impor tarifas sobre as importações europeias. Trump ameaçou impor tarifas de 25% sobre os produtos europeus.

 

Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo. Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.










Site ZY3
Visitas: 104940   Usuários Online: 32
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!