Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Kaza Stuff Creme dental
Mundo

China discute usar Elon Musk como corretor em acordo com TikTok

Autoridades consideram envolver bilionário confidente de Donald Trump em esforço para salvar aplicativo de vídeo da proibição dos EUA

Publicada em 14/01/2025 às 12:52h - 27 visualizações

por Financial Times


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Autoridades chinesas esperam que Elon Musk possa ajudar a intermediar uma solução que possa impedir que a plataforma seja forçada a fechar  (Foto: AFP via Getty Images)

Matéria traduzido do inglês pelo gloogle tradutor.

Autoridades em Pequim estão discutindo o uso de Elon Musk como corretor em uma possível venda das operações da TikTok nos EUA, dias antes de o aplicativo de mídia social de propriedade chinesa enfrentar uma proibição de Washington, de acordo com duas pessoas familiarizadas com as negociações.

O projeto de lei aprovado pelo Congresso em abril, que exige que a ByteDance, controladora do TikTok em Pequim, venda sua participação no aplicativo ou enfrente uma proibição por causa de preocupações com a segurança, entra em vigor no domingo.

A Bloomberg informou na terça-feira que as autoridades chinesas estavam avaliando a venda do TikTok para Musk, o bilionário proprietário do aplicativo de mídia social X e confidente próximo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

No entanto, de acordo com as pessoas familiarizadas com as discussões oficiais, as autoridades esperam que Musk possa ajudar a intermediar um acordo que possa impedir que a plataforma seja forçada a fechar. Isso inclui Musk ajudando a persuadir Trump a evitar a implementação de uma proibição. As discussões são "muito preliminares e principalmente brainstorming" nesta fase, de acordo com uma das pessoas.

As pessoas acrescentaram que as equipes da ByteDance e do TikTok ainda estavam focadas principalmente em vencer a batalha legal com o governo dos EUA para impedir que o projeto de lei entrasse em vigor. Musk não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Financial Times. Em resposta a uma pergunta sobre se as autoridades chinesas haviam discutido a venda das operações do TikTok nos EUA para Musk, a empresa disse: "Não podemos esperar que comentemos sobre pura ficção".

A lei de desinvestimento ou proibição no TikTok entra em vigor um dia antes da posse de Trump na segunda-feira. A Suprema Corte dos EUA indicou que provavelmente manterá a legislação. Trump prometeu "salvar o aplicativo" e pediu um atraso na implementação da lei, enquanto Musk se manifestou contra qualquer proibição das operações do TikTok nos EUA.

Musk desfruta de um bom relacionamento com as autoridades chinesas, colocando-o em uma posição influente para intermediar negócios como o desinvestimento do TikTok.

O chefe da Tesla fez negócios na China nos últimos anos, com interações frequentes com funcionários do governo. Em abril passado, o bilionário voou para Pequim e conheceu Li Qiang, o número dois do presidente Xi Jinping, em um movimento que especialistas dizem indicar a aprovação de Pequim a Musk e seus planos de tecnologia. Musk também tem um forte interesse econômico em manter um relacionamento amigável com a China, já que a participação da Tesla nas vendas de veículos elétricos chineses caiu significativamente no ano passado. No início deste mês, a montadora estreou uma grande atualização de seu Modelo Y na China.

O TikTok explodiu em popularidade entre os adolescentes nos últimos anos e agora tem 170 milhões de usuários nos EUA. Mas está sob escrutínio em Washington devido a preocupações de que o aplicativo possa ser usado por Pequim para fins de espionagem ou para espalhar propaganda.

Durante as audiências na Suprema Corte dos EUA na semana passada, o TikTok negou as acusações e alegou que a lei violava as proteções da Primeira Emenda para a liberdade de expressão. Trump implorou ao tribunal que adiasse o prazo legislativo para permitir "a oportunidade de buscar uma resolução política das questões em questão no caso" quando ele retornar à Casa Branca no final deste mês.

Recomendado LexTikTok Inc Proibição do TikTok pode criar um prêmio valioso: espaço cerebral dos usuários Prêmioconteúdo Musk postou no X em abril: "Na minha opinião, o TikTok não deveria ser banido nos EUA, embora tal proibição possa beneficiar a plataforma X", escreveu ele no X. "Fazer isso seria contrário à liberdade de expressão. Não é o que a América representa.

O TikTok argumentou que um spin-off seria tecnicamente "inviável" antes do prazo. Pequim, que teria uma palavra a dizer sobre qualquer desinvestimento, de acordo com as leis de exportação da China, também disse que se opõe a uma venda e classificou a lei como um "ato flagrante de roubo comercial".

Noel Francisco, do Jones Day, advogado do TikTok, disse na sexta-feira que um desinvestimento seria "extremamente difícil em qualquer prazo". Questionado sobre o que aconteceria em 19 de janeiro se a empresa perdesse este caso, ele respondeu: "Pelo que entendi, ficamos escuros". A Administração do Ciberespaço da China e o Ministério do Comércio da China não responderam às ligações feitas fora do horário comercial. Reportagem adicional de Hannah Murphy em San Francisco e Stefania Palma em Washington DC










Site ZY3
Visitas: 104903   Usuários Online: 24
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!