A jornalista Vicky Richter, correspondente internacional nos EUA do jornal independente Urban Scoop, encontrou com a deputada americana Maria Elvira Salazar e a questionou sobre como os EUA poderiam ajudar o Brasil, já que Jair Bolsonaro se encontra inelegível.
A deputada que é do partido republicano da Flórida ficou conhecida pelos brasileiros por ter levantado a foto do ministro do STF Alexandre de Moraes durante uma comissão no congresso americano e de ter feito duras críticas contra ele.
Salazar respondeu a pergunta da jornalista com um alerta para Moraes:
“Veja, há um novo xerife na cidade. E Alexandre de Moraes deveria saber que ele é apenas um juiz do Supremo Tribunal Federal. Ele não é Deus. Há uma democracia no Brasil que ele precisa respeitar, a começar pela liberdade de expressão.”
A deputada americana também aproveitou para dizer que os EUA mandariam uma mensagem para Lula:
“Então eu acho que os Estados Unidos vão mandar essa mensagem para o presidente Lula, que afinal é quem governa. Ele foi eleito pelos brasileiros.”
Ao final, Maria Salazar se comprometeu como membro do subcomitê da comissão de relações exteriores do congresso americano a continuar apoiando o povo brasileiro em sua busca por liberdade de expressão e democracia.
“E como presidente do subcomitê da Comissão de Relações Exteriores, subcomitê das Américas dentro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, continuaremos enviando essa mensagem. Liberdade de expressão, democracia, liberdade. É isso que os brasileiros querem. E vamos continuar a apoiá-los nessa busca.”