Um apagão cibernético global provocou grandes interrupções em diversos setores, incluindo aviação, serviços financeiros e telecomunicações. A falha teve início no início na tarde de sexta-feira (19) na Austrália, que está 13 horas à frente no fuso horário, e se alastrou por todos os países causando caos em aeroportos e deixando milhões de pessoas sem acesso a serviços essenciais ao redor do mundo.
A National Cyber Security Coordinator da Austrália, setor público que cuida da segurança cibernética do país, anunciou às 3h21m do horário de Brasília que estava ciente da “interrupção técnica em grande escala que afetou várias empresas e serviços… Nossa informação atual é que esta interrupção está relacionada a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros empregada pelas empresas afetadas”.
A empresa referida é a CrowdStrike. “A primeira plataforma nativa da nuvem que protege endpoints e cargas de trabalho em nuvem, identidade e dados”, como ela se define em seu perfil no X. A empresa é responsável por fazer a segurança dos dados que são comunicados entre diversas redes.