Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Cidade

Câmara rejeita, em 2º turno, criação de emenda impositiva em SJC

A proposta foi aprovada no 1º turno e 2 veredores mudaram de posição.

Publicada em 12/09/2024 às 20:07h - 38 visualizações

por Julio Codazzi - O Vale


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Câmara Municipal de São José dos Campos  (Foto: Internet - Arquivo)

A Câmara de São José dos Campos rejeitou nessa quinta-feira (12), em segundo turno, a Pelom (Proposta de Emenda a Lei Orgânica) que visava instituir as chamadas emendas impositivas ao orçamento municipal.

Nessa quinta-feira, a Pelom precisava, novamente, de ao menos 14 votos favoráveis para ser aprovada, o que corresponde à maioria qualificada da Câmara (dois terços dos vereadores). No entanto, o texto recebeu apenas 12 votos favoráveis - dois vereadores que haviam votado a favor duas semanas atrás, dessa vez se abstiveram de votar. Com isso, a proposta será arquivada.

Mudança.

No primeiro turno, votaram a favor da proposta os vereadores Amélia Naomi (PT), Dr. José Claudio (PSDB), Dulce Rita (União), Juliana Fraga (PT), Júnior da Farmácia (MDB), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Renato Santiago (União), Robertinho da Padaria (PRD), Roberto Chagas (PL), Rogério da Acasem (PP), Thomaz Henrique (PL) e Walter Hayashi (União). E os votos contrários foram de Fabião Zagueiro (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Juvenil Silvério (PSD), Lino Bispo (PL), Marcão da Academia (PSD), Roberto do Eleven (PSD) e Zé Luis (PSD).

No segundo turno, apenas dois vereadores se posicionaram de forma diferente: Júnior da Farmácia e Milton Vieira Filho, que se abstiveram de votar.Júnior e Milton integram a base aliada ao prefeito Anderson Farias (PSD), que se manifestou publicamente contra a proposta. O governo não tinha interesse nas emendas impositivas pois perderia poder de barganha com a Câmara, que em contrapartida poderia ter uma atuação mais independente.

Orçamento impositivo.

A Pelom havia sido proposta por sete vereadores da oposição: Thomaz Henrique, Amélia Naomi, Dr. José Claudio, Dulce Rita, Fernando Petiti, Juliana Fraga e Renato Santiago.

Criado em âmbito federal em 2015, o orçamento impositivo obriga o Poder Executivo a executar as emendas – a medida visa evitar que apenas parlamentares que votem de acordo com os interesses do governo tenham suas indicações executadas. A Pelom em São José seguiu a redação da Constituição Federal, que prevê que o orçamento impositivo será de 2% da receita corrente líquida - no orçamento municipal previsto para 2025, por exemplo, isso representaria R$ 78,9 milhões.










Site ZY3
Visitas: 26776   Usuários Online: 79
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!