Levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira (26) pelo instituto Futura Inteligência aponta que a maioria dos brasileiros reprova a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa foi realizada em um momento de forte exposição da Corte, justamente no dia em que a Primeira Turma do STF transformava em réus opositores do atual governo, acusados de suposto “golpe de Estado”.
Segundo o levantamento, 52,6% dos entrevistados classificaram a atuação do STF como “ruim” ou “péssima”. Por outro lado, apenas 26,8% disseram considerar a atuação da Corte como “ótima” ou “boa”, o que representa menos de um terço da população.
Outros 20,2% classificaram a atuação como “regular”, enquanto 0,4% afirmaram que não sabem ou não quiseram responder.
O resultado reflete a crescente insatisfação popular com decisões recentes do Supremo, especialmente aquelas envolvendo opositores políticos e questões sensíveis à liberdade de expressão e ao devido processo legal.
A reprovação se intensifica com a percepção de viés político, especialmente diante de julgamentos acelerados e da concentração de poder nas mãos de poucos ministros.
A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas em todo o território nacional, entre os dias 19 e 22 de março, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.