Nesta quarta-feira, 19, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou informações a X e Meta sobre os perfis nas duas plataformas do jornalista Allan dos Santos.
A Polícia Federal (PF) solicitou ao STF acesso aos dados vinculados às contas do Instagram e X de Santos, no período de 1° de junho de 2024 a 1° de fevereiro do ano corrente.
Moraes respondeu ao pedido da PF e, agora, as plataformas terão um prazo de 10 dias para fornecer os dados cadastrais, os endereços IPs usados na criação dos perfis e o conteúdo das postagens.
Em caso de descumprimento, o juiz do STF estabeleceu multa diária de R$ 100 mil.
O jornalista tornou-se foco do STF após a instauração do inquérito de fake news em 2019, acusado de propagar informações inverídicas. Foi ainda incluído no processo investigativo de uma suposta “milícia digital” atuante nas redes sociais. Dentro dessa segunda esfera, em 2021, Moraes emitiu um mandado de prisão contra ele. O magistrado do STF também solicitou ao Ministério da Justiça a extradição do profissional, pedido que foi recusado pelos Estados Unidos (EUA).
Portanto, Santos optou por se mudar para os EUA. Com base nos esforços da PF, Moraes tem sido bem-sucedido em eliminar as contas do jornalista nas “big techs”.
Apesar disso, Santos vem abrindo novos perfis a fim de se comunicar com o seu público.
O mais recente mandato de Moraes contra o jornalista surgiu no contexto de um inquérito recém-aberto em julho para investigar alegados novos crimes digitais de Santos.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.