O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu não comparecer à posse do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada na segunda-feira (17/03). Apesar de sua longa trajetória como advogado e de sua proximidade com a entidade, Ibaneis afirmou que não participaria do evento porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria presente.
“Fiz um compromisso comigo que não piso em território que o presidente Lula esteja presente, pelo menos até que ele se retrate por ter me acusado, de forma leviana, de ter sido cúmplice do Bolsonaro no 8/1”, declarou Ibaneis em mensagem enviada ao presidente reeleito da OAB, Beto Simonetti.
A declaração do governador se refere às acusações feitas pelo presidente da República, que teria insinuado seu envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. No entanto, no fim de fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o inquérito contra Ibaneis, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar a inexistência de provas de que o governador tenha cometido qualquer crime.
Mesmo inocentado pela Justiça, Ibaneis mantém sua postura crítica a Lula e exige uma retratação pública antes de voltar a participar de eventos com a presença do presidente.
A ausência do governador no evento da OAB sinaliza a continuidade do embate entre ele e o governo federal, em um momento em que as tensões políticas no país seguem elevadas.
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.
Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.