Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Kaza Stuff Creme dental
Brasil

Festas, regalia e propinas fizeram presídio em Pernambuco se tornar " Resort do Crime "

Esquema, revelado pelo Fantástico, era mantido com a conivência de agentes penitenciários

Publicada em 04/03/2025 às 09:54h - 36 visualizações

por Revista Oeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Uma investigação da Polícia Federal (PF), iniciada depois da apreensão do celular de um dos detentos, desvendou sete anos de uma rotina de luxo para traficantes e assassinos. O esquema de corrupção e regalias em no presídio de Igarassu, em Pernambuco, foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo, no domingo 2.

Tratava-se de um modelo que foi denominado Resort do Crime. Imagens do celular do líder do esquema mostraram festas com comida e bebida fartas, presença de garotas de programa e celas equipadas com videogames, sistema de som e iluminação. Convidados entravam e saíam livremente da unidade prisional. O presídio foi parcialmente interditado por causa das investigações, dentro da operação chamada de La Catedral.

O esquema, conta o globo.com, era mantido com a conivência de agentes penitenciários, que recebiam propinas em joias, celulares e dinheiro para facilitar a entrada de tudo que os presos desejavam. Um dos agentes, Eronildo dos Santos, teria usado o dinheiro da propina para construir uma piscina em sua casa. O diretor do presídio, Charles Belarmino de Queiroz, atuava como um dos principais articuladores do esquema, segundo a polícia.

“Os agentes penais eram praticamente sócios dos presos na empreitada criminosa”, destacaou o delegado da Polícia Federal, Otávio Bueno.

Uma operação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão e prendeu oito agentes penais, além do ex-diretor do presídio, na última terça-feira 25.

O chefe do esquema dentro do presídio, Lyferson Barbosa da Silva, aparece em diversos vídeos gravados em diferentes momentos. A investigação teve início a partir da apreensão do celular dele. Os agentes penitenciários podem responder por corrupção passiva, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A defesa de Charles Belarmino de Queiroz alega, em nota, que o material colhido na investigação não passou por perícia judicial, o que fragilizaria a acusação.

O Fantástico não conseguiu contato com a defesa de Lyferson Barbosa e de Eronildo dos Santos. Lyferson foi transferido para um presídio federal.

A Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco informou ao programa que o ex-diretor Charles Belarmino e outros quatro agentes foram afastados antes da operação policial.

A PF prossegue na investigação de corrupção no presídio de Igarassu. “Se obtiver mais elementos de prova com relação a outros investigados, essas pessoas também serão alvo de operação”, disse o delegado da PF.

--------

 

Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular.
Além de notícias, tem a programação da ZY3, enquetes premiadas e matérias exclusias só para o grupo.

Clique aqui e entre no nosso grupo gratuito.










Site ZY3
Visitas: 104963   Usuários Online: 17
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!