O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (25), confirmando mudanças já esperadas nos bastidores do governo. O cargo será assumido por Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais.
A decisão foi comunicada a Nísia durante uma reunião no Palácio do Planalto, da qual também participaram Padilha e outros auxiliares de Lula. A troca ocorre horas depois de Nísia participar de um evento ao lado do presidente, no qual foram anunciadas novas parcerias para a produção de vacinas.
Nísia vinha sendo “fritada” politicamente há pelo menos duas semanas. Na semana passada, Lula já havia avisado assessores que faria a mudança no comando da Saúde. Antes do evento desta terça, ele se reuniu com a ministra e outros integrantes do governo, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Funcionária de carreira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia foi nomeada ministra da Saúde em janeiro de 2023 e sua indicação foi atribuída ao próprio Padilha, que agora assume seu lugar.
--------
Nosso grupo no WhatsApp ZY3 notícias: Não espere pelos algoritmos! Receba nossas notícias diretamente no seu celular. |