Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Kaza Stuff Creme dental
Brasil

Lula não controla Militares do Exército, que avançam em aliança forte com os EUA: política externa dos generais caminha de forma independente

Exército tem política externa independente e mantém militares no Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos

Publicada em 09/02/2025 às 11:10h - 77 visualizações

por Revista Sociedade Militar


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Lula e Generais  (Foto: Revista sociedade militar foto montagem)

Enquanto o governo federal do Brasil adota um discurso cada vez mais crítico em relação à administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as Forças Armadas brasileiras parecem seguir uma trajetória distinta, reforçando os laços com o Exército norte-americano. O Exército dos Estados Unidos, por sua vez, demonstra interesse em fortalecer essa relação e deixar claro sempre que tem oportunidade, que independentemente das lideranças que assumam cargos no Executivo brasileiro, a parceria com os EUA permanecerá inalterada, pelo menos no campo da defesa.

 

site oficial do Exército dos EUA publicou, em 25 de janeiro, um artigo inteiro sobre a atuação do Coronel brasileiro Sergio Reis Matos como oficial de ligação entre os dois países. O texto destaca que Matos tem uma presença marcante na cooperação militar entre Brasil e Estados Unidos.

“O impacto de Matos se estendeu muito além de suas funções oficiais. Por meio de seu trabalho, ele buscou fortalecer o relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos, garantindo um futuro colaborativo enraizado em valores compartilhados e respeito mútuo.”

Militares fortalecem parceria com os EUA enquanto governo critica Trump

Desde julho de 2023, Matos atua como Oficial de Ligação da Nação Parceira (PNLO) junto ao Exército dos Estados Unidos, sendo um dos quatro representantes de exércitos latino-americanos no Comando Sul do Exército dos EUA. Sua missão é fortalecer a parceria histórica entre Brasil e Estados Unidos, promovendo a interoperabilidade militar e a realização de operações conjuntas.

 
Coronel brasileiro no comando sul dos EUA
Coronel brasileiro no comando sul dos EUA

O alinhamento militar com os Estados Unidos se mantém em um contexto político peculiar. Enquanto o governo brasileiro mantém uma postura crítica em relação a Trump e busca se distanciar de sua retórica, os militares brasileiros, por outro lado, seguem aprofundando laços institucionais e operacionais com as forças armadas dos EUA, que, durante a gestão Trump, tendem a ter um papel central na defesa dos interesses dos Estados Unidos no hemisfério sul.

Por que os militares brasileiros apostam nessa aliança?

Para Matos, essa colaboração reforça a estabilidade regional e os interesses estratégicos compartilhados entre os dois países.

 

“É imperativo reconhecer os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Minha posição aqui demonstra o compromisso em aprimorar essa relação histórica e aumentar a interoperabilidade entre nossos exércitos”, afirmou o coronel.

Em um ambiente político aparentemente adverso, o crescente intercâmbio militar entre Brasil e Estados Unidos, com destaque para a atuação do Coronel Matos, evidencia um paradoxo interessante na política externa e de defesa do Brasil, uma vez que, no momento, a diplomacia brasileira tem adotado um tom de distanciamento e desconfiança em relação a Donald Trump.

Críticas de Lula a Trump não afetam Forças Armadas

Há poucos dias, em meio a um cenário em que os EUA adotam medidas econômicas consideradas duras em relação a alguns países, o atual presidente brasileiro fez declarações fortes sobre Trump:

“É importante que a gente não tenha preocupação com as bravatas do Trump. Que a gente discuta o que é importante para nós, o que é importante para o mundo”, disse Lula.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar










Site ZY3
Visitas: 105002   Usuários Online: 12
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!