Pessoas no mundo todo estão se perguntando por que a neblina cotidiana parece estar causando efeitos negativos à saúde, com muitos especulando que essas névoas peculiares podem estar carregadas de produtos químicos.
Usuários de mídia social estão sugerindo que a exposição à neblina do Natal tem causado dores de garganta, sintomas semelhantes aos da gripe, dores de cabeça, letargia e muito mais.
“Temos pessoas no Kentucky, temos pessoas na Suécia, temos pessoas na Finlândia — todos relatando a mesma coisa. A neblina os deixou doentes”, afirmou um homem no TikTok.
Depois que a questão ganhou força, muitos outros se manifestaram questionando por que a neblina parece mais estranha, com alguns descrevendo-a como "química" ou "seca", em vez de composta de partículas de água.
Em alguns dos vídeos mais recentes questionando a possível névoa química, uma mulher descreveu a piscina de uma amiga ficando cheia de um resíduo branco espumoso depois que uma névoa "muito estranha" apareceu.
Outra mulher descreveu que o filtro de ar de sua casa estava mais escuro que ela já tinha visto, apesar de tê-lo trocado há um mês, observando que ela estava sofrendo de problemas respiratórios "desde que a neblina começou".
“Eu nunca usei um filtro tão escuro na minha vida. Isso não é normal, é preto”, diz a mulher no vídeo.
“Isso não é neblina. WTF é essa m*rda?” outro homem perguntou enquanto inspecionava a neblina com uma lanterna.
Confira outros vídeos abaixo, com alguns descrevendo-o como uma “névoa química”.
Flórida, Pensilvânia, Minnesota, Califórnia, Texas e basicamente em todo o país as pessoas estão relatando essa mesma "névoa de partículas" espessa.
Elas dizem que está fazendo com que se sintam mal, tem cheiro de produtos químicos e não é normal. Quais são as chances de que essa mesma coisa esteja em todo lugar? pic.twitter.com/KMed4z4vBg
– Macacos de Wall Street (@WallStreetApes) 31 de dezembro de 2024
Uma mulher comparou diferentes sintomas relatados por pessoas afetadas pela neblina no mundo todo.
Detetives online pesquisaram a neblina e descobriram que o governo dos EUA conseguiu manipulá-la por décadas .
“Experimentos recentes de laboratório de pesquisa do exército demonstraram a viabilidade de gerar neblina. Eles usaram equipamento comercial para gerar neblina espessa em uma área de 100 metros de comprimento”, diz um relatório do DoD dos EUA apelidado de Força Aérea 2025 .
“Estudos posteriores mostraram que as neblinas são eficazes no bloqueio de grande parte do espectro UV/IR/visível, mascarando efetivamente os emissores dessa radiação de armas de IR. Essa tecnologia permitiria que uma pequena unidade militar evitasse a detecção no espectro de IR. A neblina poderia ser gerada para ocultar rapidamente o movimento de tanques ou infantaria, ou poderia ocultar operações, instalações ou equipamentos militares. Esses sistemas também podem ser úteis para inibir observações de operações sensíveis na retaguarda por plataformas de reconhecimento eletro-óptico.”
2024 está definitivamente terminando de forma enervante!
Tradução automática - Matéria original em inglês