Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Kaza Stuff Creme dental
Brasil

Sem alarde, Defesa prorroga presença das Forças Armadas na fronteira com a Venezuela e vai mandar tropas para a região com 3 tipos de mísseis e dezenas de blindados

Além da proteção à maior terra indígena do país e do combate aos crimes transfronteiriços, nos bastidores a medida também é vista como uma forma de ajudar na segurança da região

Publicada em 30/12/2024 às 18:28h - 45 visualizações

por Revista Sociedade Militar


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Blindado Brasileiro  (Foto: Internet)

Sem fazer ampla divulgação, o Ministério da Defesa atendeu a pedido do governo federal e prorrogou a presença das Forças Armadas e de seus meios na Terra Indígena Yanomami, localizada nos Estados de Roraima e Amazonas, na fronteira com a Venezuela. 

 

A informação consta em portaria do ministro da Defesa, José Múcio Monteiropublicada em 23 de dezembro no Diário Oficial da União, mas em vigor desde 20 de dezembro.

Anteriormente, segundo a Portaria GM-MD número 1511 de 26/03/2024, o emprego dos cerca de 200 militares do ExércitoMarinha e FAB (Força Aérea Brasileira) na Terra Indígena terminaria em 31 de dezembro. Por ora, a nova edição da portaria não estabeleceu uma data final. 

 

Além da proteção à maior terra indígena do país e do combate aos crimes transfronteiriços, nos bastidores a medida também é vista como uma forma de ajudar na segurança da região. Desde dezembro de 2023, em razão da escalada da tensão relacionada à disputa entre Venezuela e Guiana por Essequibo, cujo acesso por terra precisaria ser feito por Roraima, o Exército vem ampliando sua presença na região.

Na época, o Ministério da Defesa confirmou que deslocou 20 blindados para Roraima, além de ter convertido um Esquadrão em Regime de Cavalaria, com 120 militares.

 
Reprodução/Poder360

Comandante do Exército anuncia compra de mísseis Javelin

No último dia 16 de dezembro, durante inauguração da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (1.ª Cia AC Mec), o Comandante do ExércitoGeneral Tomás Paiva, fez anúncio da compra de 100 mísseis FGM-148 Javelin, fabricados pela Raytheon e pela Lockheed Martin, e do fechamento do contrato para aquisição de 98 caça-tanques Centauro II-BR

 

E também confirmou que a tropa da 1.ª Cia AC Mec, que pode ser transportada para qualquer lugar do país por meio dos aviões KC-390 Millennium da FAB, irá para Roraima.

Até o momento, já foram enviados cerca de 60 mísseis Max 1.2 AC, fabricados pela SIATT, à 1.ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista (RR), cuja tropa permanece em prontidão máxima.

Junto aos mísseis Spike LR2, adquiridos de Israel, o Comandante da Força Terrestre falou com entusiasmo da capacidade militar brasileira. “Esses 3 tipos de equipamento nos dão capacidade de proteção contra carros, algo muito importante para qualquer tropa convencional do mundo”.

Múcio disse não acreditar em guerra com a Venezuela

Em agosto deste ano, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro, que pode estar de saída do comando das Forças Armadas e dar lugar a Geraldo Alckmin, disse não acreditar em uma eventual guerra com a Venezuela.

Entretanto, Múcio afirmou que apesar da torcida para que nada aconteça, precisamos estar prontos para tudo.

“Nós optamos por uma defesa para dizer não, aqui não entra, aqui não passa, aqui é território do povo brasileiro. Nós temos feito isso. A nossa fronteira com a Venezuela está bastante preparada para qualquer evento. Temos lá blindados, reforçamos o pessoal do Exército, da Marinha”.










Site ZY3
Visitas: 75977   Usuários Online: 4
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2025 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!