Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Brasil

Haddad diz que Lula pediu a inclusão de mais um ministério em pacote de corte de gastos

Haddad não especificou qual ministério foi mencionado, mas disse que as reuniões com os ministros das áreas sociais já foram finalizadas

Publicada em 12/11/2024 às 07:35h - 48 visualizações

por Agora Noticias Brasil


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou nesta segunda-feira (11) a inclusão de um novo ministério nas conversas sobre a redução de gastos públicos antes do anúncio. O encontro a sós entre Lula e Haddad hoje não estava na agenda nem do presidente nem do ministro e durou cerca de uma hora. Haddad não especificou qual ministério foi mencionado, mas disse que as reuniões com os ministros das áreas sociais já foram finalizadas e que as negociações devem ser concluídas até quarta-feira (13).

“O presidente pediu um esforço para incluir um ministério nesse esforço, uma negociação que deve ser concluída até quarta-feira. Eu não vou adiantar porque eu não sei se o ministério vai ter tempo hábil de incorporar o pedido dele, mas acredito que vai haver boa vontade para a gente incorporar uma medida a mais”, declarou após a reunião.

O ministro disse que o prazo para anúncio é de Lula e garantiu que a proposta é boa para os trabalhadores. “Estamos muito seguros em relação ao que estamos fazendo. É para o bem dos trabalhadores, controlar a inflação. Manter a atividade econômica é parte do nosso trabalho, é equilíbrio entre variáveis importantes para todos os brasileiros. É manter a sustentabilidade da economia brasileira”, revelou.

Haddad enfatizou que não houve desidratação nas propostas apresentadas e reiterou que o foco do governo é garantir o crescimento econômico enquanto controla a inflação. O ministro disse, ainda, que planeja discutir com Lula nesta terça-feira (12) a forma de apresentar as medidas aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Saiba mais

As conversas sobre as novas medidas, que buscam assegurar a sustentabilidade do arcabouço fiscal e da dívida pública, ganharam força após as eleições municipais. Entre as propostas em análise estão ajustes no seguro-desemprego e no abono salarial, que têm apresentado um aumento considerável nos últimos tempos.

Alguns ministros, como Luiz Marinho (do Trabalho), manifestaram resistência a alterações no abono salarial e no seguro-desemprego. As sugestões em discussão incluem a limitação do número de parcelas do seguro-desemprego e a redução dos critérios de elegibilidade para o abono salarial, o que gerou debates acalorados.

Ainda não há um consenso sobre possíveis mudanças nos pisos de saúde e educação, que atualmente estão atrelados às receitas. A ideia de restringir o crescimento dessas despesas foi debatida, mas Lula mostrou-se relutante em relação a algumas propostas, especialmente no que diz respeito à desindexação dos benefícios previdenciários em relação ao salário mínimo.

Antes de formalizar as novas medidas, o governo planeja apresentá-las aos presidentes do Senado e da Câmara. O objetivo é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei que visem conter o aumento das despesas públicas.










Site ZY3
Visitas: 34946   Usuários Online: 14
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!