A deputada republicana María Elvira Salazar, da Flórida, foi confirmada para seu terceiro mandato na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A reeleição ocorreu depois de ele superar a candidata democrata Lucia Baez Geller, com 60,4% dos votos, enquanto sua adversária obteve 39,6%.
María Elvira, que representa o condado de Miami-Dade, agradeceu aos eleitores em suas redes sociais, comprometendo-se a “continuar a ser a voz do povo, lutando pelo povo”.
Entre suas prioridades estão a melhora da economia, a reforma da imigração e o combate ao socialismo. Nos últimos anos, Miami-Dade tem se tornado um reduto republicano.
A congressista é conhecida por sua oposição a regimes socialistas, como os de Cuba, Venezuela e Nicarágua, defendendo direitos humanos e a democracia nessas nações.
Deputada dos Estados Unidos chamou Moraes de “operador totalitário”
Durante a audiência na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressão no Brasil, em 7 de maio, a deputada republicana María Elvira Salazar afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um “operador totalitário”. Ela também criticou o presidente Lula, chamando-o de “condenado por corrupção”.
“Enquanto eu fazia minha pesquisa, cheguei à conclusão que o Brasil não apenas tem um condenado por corrupção como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, mas agora tem um operador totalitário como chefe de Justiça da Suprema Corte, chamado Alexandre de Moraes”, disse a congressista, durante seu discurso.
Depois de ser aplaudida pelos presentes, María prosseguiu e disse que não há motivos para celebrar. “Coitados dos brasileiros, eles merecem muito mais”, continuou. “É o país mais importante, do ponto de vista econômico.”
Ela também exibiu uma foto de Moraes durante a sessão e expôs algumas das atitudes controversas do ministro. Um dos casos citados foi uma determinação de remoção de conteúdo emitida pelo magistrado para uma publicação que fala sobre o apoio de Lula ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
Maria Elvira Salazar é uma jornalista e política norte-americana de origem cubano-norte-americana, que atualmente serve como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, pelo 27º distrito da Flórida.
Ela foi eleita para o Congresso pela primeira vez em 2020, sendo uma republicana. Antes de sua carreira política, Maria Elvira teve uma longa trajetória como jornalista e apresentadora de televisão, com destaque para o seu trabalho como repórter da Univisión, onde ganhou notoriedade por cobrir temas relacionados à política latino-americana e aos direitos humanos.
Ela é conhecida por ser uma defensora do Partido Republicano e por suas posições conservadoras em questões como imigração, economia e políticas externas, especialmente em relação à América Latina.