Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Brasil

Venezuela retira embaixador no Brasil

Ditador Nicolás Maduro considera que, por meio de Celso Amorim, governo brasileiro cometeu uma agressão ao rejeitar entrada do país nos Brics

Publicada em 30/10/2024 às 16:30h - 20 visualizações

por Revista Oeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A Venezuela convocou o seu embaixador no Brasil, Manuel Vadell, para consultas, nesta quarta-feira, 30, manifestando descontentamento com o que descreveu como “grosserias” do governo brasileiro.

O governo do ditador Nicolás Maduro utilizou como argumento para a retirada, que ainda não tem prazo definido, a postura do assessor de assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim.

Ao se referir a Amorim como uma voz autorizada pelo governo, em nota, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano o definiu como “um mensageiro do imperialismo norte-americano.”

Também foi chamado, para uma conversa com autoridades do ministério, o encarregado de negócios da embaixada do Brasil na Venezuela, Breno Hermann.

Na sexta-feira 25, o governo da Venezuelana havia denunciado que o Brasil bloqueou a entrada da Venezuela no bloco dos Brics durante a cúpula realizada em Kazan, Rússia.

O ato foi considerado uma “agressão” e um “gesto hostil” contra o país. O Brasil justificou a decisão com base em um “rompimento de confiança” com o governo de Nicolás Maduro, em decorrência das eleições realizadas na Venezuela em 28 de julho.

Segundo o governo venezuelano, o país obteve “apoio e respaldo dos participantes da cúpula para formalizar sua adesão ao bloco de integração”.

Manutenção de veto à Venezuela

A delegação brasileira, representada pelo Itamaraty e chefiada pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, optou, porém, por manter o veto estabelecido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que excluiu a Venezuela do grupo por anos, de acordo com o comunicado.

Essa ação, afirmou a nota, “configura uma agressão à Venezuela e um gesto hostil”. Além disso, o veto foi classificado como “inexplicável e imoral” pelo governo venezuelano, que critica a decisão tomada durante a cúpula.










Site ZY3
Visitas: 35357   Usuários Online: 23
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!