A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) fez “justiça” ao anular as condenações aplicadas pelo ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão que beneficiou o petista foi emitida pelo ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira (28).
– STF faz Justiça, anulando as condenações ilegais de Sergio Moro a José Dirceu na farsa da Lava Jato. É o mesmo entendimento já aplicado no pleno do STF ao presidente Lula, que demonstrou em sua defesa a parcialidade de Moro e seu conluio com os procuradores para perseguir Lula. Parabéns pela vitória Zé Dirceu! – escreveu Hoffmann na rede social X.
SOBRE A DECISÃO DO STF
Gilmar atendeu a um pedido da defesa de Dirceu para estender ao ex-ministro os efeitos da decisão do STF que considerou Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o ministro da Suprema Corte, Moro atuou contra Dirceu para chegar a Lula.
– Os elementos concretos (…) demonstram que a confraria formada pelo ex-Juiz Sérgio Moro e os procuradores de Curitiba encarava a condenação de Dirceu como objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas contra Luiz Inácio Lula da Silva – declarou Gilmar.
A decisão atinge diretamente os casos que fizeram Dirceu ser condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas de corrupção na Petrobras. Com a determinação, as decisões de instâncias superiores que tenham confirmado essas condenações também são anuladas.