Centenas de trabalhadores têm se aglomerado há dias em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), na capital paulista, para solicitar a isenção da taxa de contribuição sindical. O prazo para realizar os pedidos, que começou na segunda-feira (21/10), se encerra nesta sexta-feira (26/10).
Devido à instabilidade no site do sindicato, muitos profissionais têm comparecido presencialmente, resultando em longas filas. A demanda cresceu quando professores, em protesto contra a contribuição, se manifestaram na frente do sindicato. A Polícia Militar foi acionada na terça-feira (23/10) para acompanhar a manifestação.
Nas redes sociais, trabalhadores expressam insatisfação com a instabilidade do sistema online e a dificuldade de cancelar a contribuição, implementada por meio da reforma trabalhista de 2017. Embora não seja mais obrigatória, a taxa corresponde a um dia de trabalho (1/30 do salário mensal) e é cobrada anualmente.