Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Brasil

Odilo Scherer, cardeal da Arquidiocese de São Paulo, renuncia ao cargo

Solicitação foi enviada ao papa Francisco em 21 de setembro, no 75º aniversário do arcebispo

Publicada em 08/10/2024 às 14:10h - 16 visualizações

por Revista Oeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O cardeal dom Odilo Scherer apresentou sua renúncia ao comando da Arquidiocese de São Paulo, mas o papa Francisco solicitou a ele que permaneça no cargo por mais dois anos. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 8, através de uma carta de dom Odilo, na qual ele formaliza seu pedido de renúncia feito no dia 21 de setembro, data de seu 75º aniversário.

Conforme a norma canônica, ao completarem 75 anos, os bispos devem apresentar sua renúncia ao papa, que decide sobre sua aceitação.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Francisco respondeu rapidamente, em menos de um mês, o que nos bastidores da Igreja Católica foi interpretado como um sinal de desprestígio. A sucessão de dom Odilo ainda não foi definida pelo Vaticano.

Na carta, dom Odilo afirma que o papa lhe pediu para continuar no cargo até 2026. Ele lidera a arquidiocese desde 2007.

“Sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como ‘peregrinos da esperança'”, declarou ele, desejando que “Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor.”

Trajetória de dom Odilo Scherer, cardeal da Arquidiocese de São Paulo

Nascido em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, dom Odilo estudou no Paraná e foi ordenado presbítero em 1976. Em 2002, tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, nomeado pelo papa João Paulo II.

Ele comentou que o pedido de renúncia é padrão e que “o papa decide se aceita logo ou mais adiante”. Dom Odilo revelou à TV Globo que ainda não tem planos definidos para o futuro, mas pretende continuar em São Paulo, “para estar à disposição da igreja de São Paulo”.

O processo de renúncia de um cardeal que lidera uma arquidiocese na Igreja Católica é regido pelo Código de Direito Canônico. De acordo com o cânon 401, §1, os bispos diocesanos (inclusive cardeais que exercem funções de arcebispo) devem apresentar sua renúncia ao papa ao completarem 75 anos de idade.

O papa pode aceitar ou não essa renúncia, e o processo envolve a comunicação formal com a Santa Sé, que avalia o contexto e as circunstâncias, como questões de saúde ou incapacidade de exercer a função. A decisão final sobre a aceitação ou não da renúncia cabe exclusivamente ao papa.










Site ZY3
Visitas: 26455   Usuários Online: 126
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!