Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br.

ZY3
Radio
Brasil

Nicarágua aprova lei para prender quem criticar ditadura nas redes sociais

Governo de Daniel Ortega terá autoridade para decidir se uma publicação promove 'discriminação, ódio ou violência' contra o regime

Publicada em 12/09/2024 às 13:18h - 11 visualizações

por Revista Oeste


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A Assembleia Nacional da Nicarágua, dominada pelo governo de Daniel Ortega e sua vice, Rosario Murillo, aprovou uma nova lei que pune com prisão críticas ao regime na internet nesta quarta-feira, 11. A medida, apoiada por Ortega, foi aprovada sem objeções pelo Legislativo nicaraguense.

A nova legislação impõe penas de três a cinco anos de prisão, além de multas, a usuários de redes sociais – dentro e fora do país – que publiquem informações que, segundo a norma, causem “medo, pânico ou ansiedade” na população.

O regime de Ortega também terá autoridade para decidir se uma publicação promove discriminação, ódio, violência ou ameaça à estabilidade econômica, social e à ordem pública. Para essas infrações, as penas podem variar de cinco a dez anos de prisão.

De acordo com o portal Infobae, um dos pontos mais controversos da nova lei, que possui 48 artigos, é que ela apresenta 25 definições para enquadrar os usuários de redes sociais, mas não define claramente os conceitos de “informação falsa” e “informação deturpada”.

Salvador Marenco, advogado nicaraguense exilado na Costa Rica e crítico do regime de Ortega, denunciou ao portal que essa medida é um novo passo na política de repressão transnacional do governo.

“As redes sociais foram fundamentais para a denúncia de graves violações dos direitos humanos na Nicarágua. […] A política de repressão transnacional do partido no poder tem levado a uma materialização de total controle na internet”, declarou Marenco.

Desde os protestos de 2018 contra a ditadura Ortega-Murillo, o regime tem buscado maneiras de silenciar a oposição utilizando a força do Estado.

Em 2020, dois anos após essas manifestações, Ortega conseguiu aprovar uma primeira lei sobre “crimes cibernéticos”, que resultou na prisão de jornalistas e opositores políticos na Nicarágua, sob a acusação de “propagação de notícias falsas” sobre o governo autoritário.










Site ZY3
Visitas: 26568   Usuários Online: 194
Nosso Whatsapp (12) 98854-0261
Copyright (c) 2024 - ZY3 - R. Manoel Joaquim de Oliveira, 444 - Monte Castelo, SJC - SP, 12215-090

Seja bem vindo ao nosso site ZY3 - zy3.com.br!