O ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, presta depoimento à Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 22. A sessão está marcada para as 11 horas, na superintendência da corporação, em São Paulo.
O depoimento faz parte de um inquérito sobre mensagens trocadas entre assessores e ex-auxiliares do ministro do Supremo Tribunal Federal quando ele atuava na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A defesa de Eduardo Tagliaferro solicitou o adiamento do depoimento, mas não obteve resposta. O advogado do ex-assessor afirmou que ele foi “surpreendido” com a intimação. Além disso, a defesa pediu “acesso total e irrestrito” aos fatos mencionados na intimação.
Tagliaferro liderou o núcleo de enfrentamento à desinformação do TSE durante a presidência de Moraes. Ele, contudo, deixou o cargo em maio de 2023, depois de ser preso sob a acusação de violência doméstica.
A abertura do processo investigativo se deu depois de uma reportagem da Folha de S.Paulo revelar que o gabinete de Moraes no Supremo ordenou, por mensagens informais, a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões judiciais, no âmbito do inquérito das fake news, em 2022. As vítimas eram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e também jornalistas.