Na semana passada, Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, viajou de Brasília para São Paulo em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), ao qual teve acesso ao lado de ministros do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do site Metrópoles.
O voo, realizado na noite de quinta-feira, 15 de agosto, foi compartilhado pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa.
O jato decolou com 11 passageiros, incluindo Haddad, Viviane Barci de Moraes, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o ministro do STF Gilmar Mendes, acompanhado de sua esposa, Guiomar Mendes. O nome de Alexandre de Moraes não constava na lista de passageiros.
A viagem de Viviane foi realizada sem que ela precisasse passar pelas áreas comuns dos aeroportos, como em voos comerciais.
Os passageiros da FAB embarcam por uma área reservada na Base Aérea de Brasília e desembarcam em espaço exclusivo para autoridades em São Paulo.
Viviane Barci de Moraes já havia utilizado a FAB anteriormente, em 8 de janeiro de 2024, quando voou com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Apesar de trabalhar em Brasília, Moraes e sua esposa mantêm residência fixa em São Paulo, onde o ministro costuma passar a maior parte dos finais de semana.
A assessoria de Fernando Haddad esclareceu que Viviane não fazia parte da comitiva da Fazenda e que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa.
A Aeronáutica destacou que, de acordo com o decreto que regulamenta o transporte aéreo de autoridades, as vagas remanescentes em voos da FAB podem ser ocupadas por qualquer cidadão.